0

6 Passos fundamentais de como superar a crise

6 Passos fundamentais de como superar a crise

Passos fundamentais de como superar a crise

Seja você um trabalhador autônomo, colaborador, um empresário PJ ou um microempreendedor, não importa, a crise chegou e pegou todo mundo! Veja como superar a crise!

É ilusão dizer que certa parte do mercado não foi afetada! Todos estão sendo. Infelizmente algumas empresas até fecharam, mas como superar a crise, o que fazer e como mudar essa situação, ainda que a economia esteja tão frustrante!

—> Baixe Gratuitamente aqui o E-book: 3 DICAS PARA GANHAR DINHEIRO ONLINE

6 Passos fundamentais para vencer a crise

  1. Analise seu orçamento

Quanto você ganha de verdade?

Não estamos falando do salário – assinado em carteira ou pró-labore, mas daquele que sobra, após todos os descontos. Em cima dele, deve basear os seus gastos fixos, aqueles cujos são: água, energia, telefone, escola das crianças e etc.

  1. Controle seus impulsos de comprar

É claro que todo mundo é consumista, principalmente se você for mulher! Mas agora com a crise, não dá para bobear. Será preciso conter os impulsos, passar mais tempo fazendo programas econômicos e reduzir os exageros, aliás, melhor, eliminá-los.

Existe uma diferença muito grande entre desejo e necessidade. Por exemplo: Você precisa de um sapato novo, porque o seu rasgou, ou deseja um sapato novo, porque àquele da vitrine é lindo?

Respondida essa questão, você tem como saber se realmente precisa disso ou se é apenas um capricho da necessidade de gastar dinheiro.

  1. Controle as despesas

Controle tudo, não é que você vai ficar neurótico, fazendo cálculos e mais cálculos, mas manter um planejamento é bom.

Contabilize suas despesas de modo que você saiba qual é o seu limite para comprar outros supérfluos.

Outro detalhe importante, por exemplo, em vez de sair para o restaurante, que tal fazer um churrasco em casa mesmo? Assim você terá mais economia e ainda se divertirá com a família toda! São atitudes simples como essas que fazem você sair da crise.

  1. Converse com a família para vencer a crise

Passos fundamentais de como superar a crise

Se sua família não estiver ciente da realidade, nada feito. Não adianta o esforço de poupar para aprender como superar a crise. Porque simplesmente você não terá a colaboração dos demais.

—> Baixe Gratuitamente aqui o E-book: 3 DICAS PARA GANHAR DINHEIRO ONLINE

Independente se seus filhos são pequenos ou adolescentes, eles precisam saber que não podem dar chilique só porque você não poderá comprar àquele brinquedo do Patati Patatá, ou dos Minions!

A questão é séria e é muito óbvio que você não pode alimentar o vício das crianças de ter isso e àquilo o tempo todo, equilíbrio é algo legal a ser ensinado e ajuda na questão da crise econômica. 

É bom também, evitar colocar tudo no cartão de crédito, quando você vai comprando e comprando, acaba assumindo mais dívidas até tornar-se uma grande bola de neve, é claro que você não quer ter de pagar juros em cima de juros, correto?

O que puder pague à vista, poupe dinheiro no banco e seja sábio em cada compra e pagamento que fizer. Esse é um bom modo de espantar a crise no orçamento

  1. Procure outras saídas de renda extra

Passos fundamentais de como superar a crise

Existem muitas formas de conseguir renda extra, mesmo que seja como autônomo, você só precisa saber identificar as oportunidades!

Já pensou em revender algo? Já pensou em explorar outros campos? Muita gente tem feito renda extra com vendas de bolsas, roupas, com doces caseiros e outra infinidade de coisas. Esse também é um outro recurso para vencer a crise.

  1. Invista na qualificação profissional para evitar a crise

Você pode aprender novas áreas de conhecimentos, fazer novos cursos e desempenhar outras funções. Já pensou como adquirir nova qualificação profissional pode gerar novas oportunidade de emprego ou trabalho?

Pois bem, dinheiro não vai cair do céu, também não dá para esticá-lo, portanto, o segredo para vencer a crise, é poupar mesmo e fazer tudo o que for possível para garantir uma boa receita mensal!

Depois de ler a matéria, aproveite, compartilhe com seus amigos e comente: Como está sendo esse período de crise para você?

Forte abraço e até mais!

Fernanda

Deixe o seu comentário!