0

Como trabalhar como Freelancer

Como trabalhar como Freelancer.

Se você pensa em como trabalhar como Freelancer, nesse artigo vou relacionar pra vocês os locais em que pode encontrar pessoas que precisam do serviço que você está oferecendo.

Segundo a Wikipédia,

Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

Como trabalhar como Freelancer

como trabalhar como freelancer

Segue algumas dicas de locais pra divulgar seu trabalho como Freelancer:

Blog

A primeira dica é, se ainda não tem, crie um blog pra poder destacar seu trabalho. Blogs são muito bem indexados pelos mecanismos de pesquisa e podem ajudar a tornar você uma pessoa conhecida em sua área de atuação.

Não utilize o blog apenas para divulgar seu trabalho. Uma dica quente é, escreva também artigos (ou pague algum freela pra escrever) sobre sua área de atuação, o que pode lhe render visitas de pessoas interessadas e futuros contatos profissionais ou indicação de seu trabalho.

Ganhar dinheiro é simples, mas não é fácil. Veja dicas gratuitas aqui.

Crie seu perfil nas principais redes sociais

Crie seu perfil nas principais redes sociais como Facebook, Twitter, Google+ e Linkedin. Preencha os dados com exatidão, dando destaque para seu trabalho.

No Facebook você ainda pode criar uma página de fãs para seu trabalho e conseguir ainda mais destaque para seu trabalho.

Participe de grupos no Facebook e Linkedin

Uma outra dica é participar de grupos no Facebook e no Linkedin. São vários grupos, basta uma rápida procura e você encontra o que está procurando. Seguem alguns grupos:

Claro que existem milhares de outros grupos, tanto no Facebook quanto no Linkedin, basta uma rápida procura pelo tema Freelancer.

Relação de sites que ajudam o Freelancer

Agora segue uma relação de sites que vão lhe ajudar na tarefa de saber como trabalhar como freelancer.

Trampos: Este site traz diariamente diversas oportunidades para freelancers, sobretudo nas áreas de design, webdesign, publicidade e criação de conteúdo para blogs e outros veículos virtuais. O Trampos também divulga vagas efetivas e de estágio.

OpenJobs: Jornalistas, webdesigners, programadores e profissionais de qualquer área podem oferecer seus serviços pelo site.

Prolancer: Neste site, todo dia aparecem novas oportunidades de “frila” para fotógrafos, redatores, desenvolvedores web, designer, entre outros profissionais.

Escola Freelancer: Além de anunciar vagas como os demais, este site conta também com dicas, artigos e outros conteúdos que ajudam profissionais a trabalharem como freelancer.

Freela.com.br: O site mostra oportunidades em muitas áreas, como ilustração, jornalismo, programação, fotografia, edição de foto e vídeo, produção musical, entre outras.

Fotoemprego: Este site anuncia exclusivamente vagas para fotógrafos e outros profissionais deste ramo. São oportunidades para fotografar eventos, festas, moda, e outros tipos de trabalho.

Busca Freelas – Esta é uma rede social voltada para freelancers.

Prolancer – O site traz oportunidades para profissionais das áreas de design e criação, fotografia e audiovisual, publicidade e marketing, redação e conteúdo e web e desenvolvimento.

Freelancenow – Um espaço para freelas e para a comunicação entre empresas.

ComunicaGeral – Oferece oportunidade para freelancer, programador, web designer, profissionais de comunicação, marketing, design gráfico, internet e tecnologia. Os profissionais podem ainda divulgar seu currículo e portfólio e descrever suas necessidades, recebendo as oportunidades de trabalho correspondentes.

Shoe Boxed – Este é um aplicativo que ajuda na organização financeira do profissional, como pagamentos, notas fiscais e outros documentos. A inscrição é gratuita.

Conclusão

Hoje, com a internet, não importa muito a área em que você atua como freelancer. Você pode encontrar muitos serviços, contatos e criar uma rede de networking para lhe ajudar a alcançar o sucesso na sua área.

Ganhar dinheiro é simples, mas não é fácil. Veja dicas gratuitas aqui.

Espero que tenha lhe ajudado a entender como trabalhar como Freelancer.

Equipe Como Trabalhar

Deixe o seu comentário!