Como trabalhar na Fiat

Se você quer saber como trabalhar na Fiat, está no lugar certo. Nesse artigo vou ensinar como trabalhar na Fiat.

História da Fiat

FIAT é um acrônimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino (“Fábrica Italiana Automobilística de Turim” ), mas também pode significar “faça-se” em Latim. Foi fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899.

As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Com o tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223.000 pessoas, 111 mil das quais fora da Itália.

História da Fiat no Brasil

A Fiat se instalou no Brasil em 9 de julho de 1976. A primeira fábrica foi construída em Betim (MG) e neste local, atualmente, há três turnos com ritmo de produção diária superior a 3.000 carros. Foi nessa fábrica que foi construído o primeiro veículo da marca no país, o Fiat 147.

Como trabalhar na Fiat

como trabalhar na fiat

 Cadastrar o currículo

Nesse link você cadastra seu currículo e ainda consulta as vagas de emprego que estão disponíveis.

Programa Trainee Universitário

O trainee é um jovem recém formado com potencial para crescer e se desenvolver continuamente, tornando-se um profissional diferenciado no nosso negócio. A seleção inclui etapas como provas on-line, dinâmica de grupo, avaliação de competências, entrevista individual e prova presencial de inglês (obrigatório).
O trainee é contratado como funcionário e ao ingressar na empresa participará de um programa de formação com 18 meses de duração. O foco deste programa é o desenvolvimento de competências organizacionais e técnicas, bem como ampliação do repertório de gestão de negócios e maior integração com a cultura organizacional.

Por meio do Programa, o trainee assumirá atribuições profissionais e projetos estratégicos. Além disso, terá um acompanhamento contínuo dos tutores e do RH. Os resultados dos projetos implementados serão apresentados ao Comitê Executivo ao término do programa de formação.

Período de inscrição: Previsto novo Programa para 2013.

Programa de Estágio de Férias

Durante o mês  de Julho, os estudantes tem a oportunidade de desenvolver um projeto junto aos profissionais da Engenharia e Área Industrial, adquirindo experiência de maneira prática e dinâmica. Podem participar estudantes que estão cursando o último ano de Administração ou Engenharias Mecânica, Mecatrônica, Química, Produção, Materiais, Metalúrgica, Elétrica, Eletrônica, Civil, Controle e Automação. A Fiat garante hospedagem para os estudantes não residentes em Betim e região metropolitana, além de alimentação, transporte e bolsa de estágio para todos os estagiários participantes.

As inscrições são abertas, geralmente, no mês de maio.

Programa Trainee de Produção

O programa é voltado para estudantes e profissionais com potencial para assumir posições de gestão e com interesse de atuar na área de Produção, buscando desenvolvimento constante frente às novas tecnologias. O trainee é contratado como empregado e, ao ingressar na empresa, participará de um programa de formação com duração de 3 meses, proporcionando o desenvolvimento de competências organizacionais, técnicas e comportamentais, bem como a ampliação do repertório específico para a área de atuação.

Podem participar estudantes e profissionais das áreas de Mecânica, Mecatrônica, Eletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Química, Automação Industrial, Metalurgia, Automobilística e demais áreas relacionadas à produção industrial, desde que atendam aos seguintes critérios:

  • Estudantes de curso técnico, noturno, com previsão de formatura para dezembro de 2012;
  • Estudantes de graduação, noturno, com previsão de formatura para dezembro de 2012;
  • Profissionais técnicos ou de nível superior já formados.

É imprescindível disponibilidade para atuar no 3º turno ou em turnos de revezamento. As fases do processo seletivo são: prova on-line, dinâmica de grupo, avaliação psicológica e entrevista técnica com o gestor.  Fiat oferece participação nos resultados, desconto na compra de automóveis, assistência médica e odontológica, dentre outros.

Período de inscrição: Previsto novo Programa para 2012.

PROGRAMA DE ESTÁGIO CURRICULAR 2012

Oferece ao estudante a oportunidade de acrescentar ao conhecimento acadêmico a prática e experiência do mundo organizacional por meio do desenvolvimento de atividades com o acompanhamento de profissionais experientes, competentes e formadores de equipes de alta performance.
São oferecidas vagas para cursos técnicos e superior, com cargas horárias de 4 e 6 horas.

O processo seletivo ocorre 2 vezes por ano e a divulgação é realizada através do site da Fiat e hotsite especifico do programa: www.estagiofiat.com.br

São etapas da seleção: testes on-line, dinâmicas de grupo, entrevistas com gestores. A Fiat oferece bolsa de estágio, alimentação, transporte e desconto na compra de carro zero (após 1 ano de estágio).

Período de inscrição: Inscrições encerradas para o programa do 1º semestre de 2012 no dia 08/04/2012. Previsão de novo programa para o 2º semestre.

PROGRAMA DE ESTÁGIO STEP 2013

O programa busca acelerar o desenvolvimento dos nossos estagiários de curso superior atuais e/ou aqueles que participaram do processo seletivo do ano corrente para se tornarem futuros integrantes da nossa equipe. A seleção é a cada 2 anos e inclui etapas como entrevista individual, prova presencial de inglês (obrigatório mínimo proficiência intermediária), jogos de negócios, presentation e entrevistas com gestores.

São oferecidas vagas para diversos cursos, a carga horária é de 4 horas, manhã ou tarde. Durante o período de estágio, o estudante desenvolverá um projeto aplicativo juntamente com seu tutor. Além de realizar job rotation em áreas afins, para a ampliação do seu repertório organizacional.

Período de inscrição: Previsto novo Programa em 2013.

PROGRAMA CHALLENGER 2012

O Challenger é um concurso anual que tem como finalidade premiar os principais Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). A empresa define temas relevantes do mercado automobilístico e divulga para as universidades, em parcerias com os professores. Os interessados selecionam um tema e desenvolvem seus projetos aplicativos, com supervisão de orientadores acadêmicos (professores) e um tutor sênior designado pela Fiat Automóveis. O relatório final fará parte do acervo técnico da empresa.

Todos os estudantes que estão cursando o último ano de Engenharia (mecânica, mecatrônica, química, produção, materiais, metalúrgica, elétrica, eletrônica), design de produtos, finanças e ciência da computação podem participar. Cada projeto será apresentado a uma banca específica que analisará, selecionará e reconhecerá o melhor projeto, de acordo com o tema escolhido.

Período de inscrição: Previsto para 2º semestre de 2012.

PROGRAMA “PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS EM ENGENHARIA” 2012

Esse programa é fruto da parceria entre Fiat Automóveis e o SAE Brasil. Durante as competições do Baja Nacional e Regional são criadas provas específicas da Fiat, paralelas às oficiais para reconhecer jovens talentos e premiar inovações sustentáveis no setor automotivo.

As equipes finalistas são premiadas e recebem o troféu “Melhores Práticas em Engenharia”. Além disso, são oferecidos mini cursos relativos ao setor automotivo, aberto a todos os participantes, que têm a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com os profissionais especialistas da Fiat Automóveis, bem como conhecer mais da nossa cultura e dos programas de atração que ofertamos ao mercado.

Programação 2012: Realizado o Baja Nacional em Março/2012 em Piracicaba/ SP. Previsto para 2º semestre de 2012, o Baja Regional.

PROGRAMA ESTÁGIO TÉCNICO ENGENHARIA 2012

O Programa é voltado para jovens estudantes ou que ainda precisam concluir carga horária de estágio dos cursos técnicos (2º grau) com potencial para crescer e se desenvolver continuamente, tornando-se um especialista no setor automotivo.A seleção inclui as etapas de provas on-line, dinâmica de grupo e entrevista com gestor.

O estagiário é contratado nas áreas de Engenharia do Produto, Manufatura ou Qualidade e ao ingressar na empresa participará de um programa de formação customizado de 12 a 24 meses de duração, dependendo do contrato de estágio a ser assinado pela instituição de ensino.  O foco deste programa é o desenvolvimento de competências organizacionais, técnicas e comportamentais, bem como ampliação do repertório específico para a área de atuação.

Por meio do Programa, o estagiário assumirá atividades profissionais e projetos aplicativos. Além disso, terá um acompanhamento contínuo de tutores e especialistas nas áreas de atuação do estagiário, além do suporte do RH.  Os projetos serão apresentados aos comitês das áreas periodicamente, assim como os resultados conquistados.

Período de inscrição: Inscrições encerradas para o programa do 1º semestre de 2012 no dia 08/04/2012. Previsão de novo programa para o 2º semestre.

Outras informações

Você ainda pode entrar em contato com a Fiat através do Fale com a Fiat clicando aqui.

Sobre Gustavo Freitas

Problogger, Consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs e Professor universitário. Idealizador do curso prático Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet.

Um comentário sobre “Como trabalhar na Fiat

  1. Preciso de um emprego urgente, tenho 19 anos e moro em Mário Campos próximo a betim, sou solteiro e nao tenho filhos, meu celular é 031 96627013, necessito seriamente de um bom emprego, por isso optei por voceis!
    obrigado!
    Samuel F. Gomes da Silva

Deixe uma resposta