0

Como trabalhar na Policia Federal

Como trabalhar na policia federal.

Para saber como trabalhar na policia federal antes de qualquer coisa é importante conhecer um pouco mais sobre esta entidade para definir se realmente esta é a carreira que se deseja seguir, saber mais sobre uma carreira pode ajudar a tomar conclusões certas.

História da policia federal

Antigamente quando a capital do Brasil ainda era no Rio de Janeiro existia somente a polícia responsável pelo Presidente, Ministros e segurança pública do estado, o seu nome era polícia do Distrito federal, em 1944 passou-se a chamar Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), nesta época os crimes que aconteciam em cada estado era de competência de cada governo.

A partir de 1946 as ações do DFSP foram estendidas para outros estados e mesmo assim eram limitadas apenas a investigações em alguns casos, crimes relacionados a tráfico de entorpecentes e crimes relacionados a fé pública quando de interesse da Fazenda Nacional.

como trabalhar na policia federal

Em 1960 com a fundação de Brasília grande parte do efetivo policial foi para lá, porém parte ficou no Rio de Janeiro o então chamado Estado da Guanabara, no mesmo ano o governo decidiu criar uma escola de polícia com policiais mais preparados para combater o crime que crescia rapidamente, a idéia era formar peritos com técnicas policiais avançadas.

A nova escola da polícia foi chamada de Academia Nacional de Policia (ANP) e foi inaugurada em 1961, no primeiro curso tinham 200 jovens selecionados de algumas cidades do Brasil, somente em 1964 onde o Brasil já estava sob o comando da ditadura militar que a policia passou a atuar em todo o território nacional podendo então atuar em todos os estados, o nome Policia Federal começou a ser usado em 1967 quando mudou de DFSP para DPF (Departamento de policia Federal).Diferente das outras policias a Policia Federal pode investigar onde quiser, inclusive investigar outras policias.

Atribuições da Policia Federal

Para a maioria a PF cuida do combate ao tráfego de Drogas e também da emissão de passaportes, mas ela faz muito mais que isso possuindo algumas divisões:

  • Divisão de controle de adoções;
  • Divisão de produtos químicos;
  • Divisão de controle de segurança privada;
  • Divisão de controle de passaportes;

A Policia Federal no combate ao crime

Ocaso queira saber como trabalhar na Policia Federal deve saber o que ela combate especificamente, isso dará uma visão mais clara sobre em qual departamento deseja trabalhar.

  • Desvio de verbas públicas;
  • Crimes financeiros;
  • Dinheiro falso;
  • Jogos ilegais;
  • Crackers;
  • Outros crimes: Em 2007 a PF invadiu a Fashion Week para impedir que duas meninas de 14 e 16 anos desfilassem, esta ação não foi somente relativa ao trabalho infantil, mas também para diminuir o número de adolescentes com anorexia que ia crescendo cada vez mais.

Como trabalhar na Policia Federal (PF)

Para trabalhar na Policia Federal o candidato deve ter mais de 18 anos e curso superior e fazer exames escritos, oral e teste de resistência física.

A concorrência para o cargo é grande em virtude dos altos salários e sendo aprovado o candidato deve fazer um curso na Academia Nacional de Policia (ANP), lá são feitos diversos tipos de cursos como, por exemplo, aprender a usar com destreza diversos tipos de armas de fogo, curso de tiro com fuzis, treinamento com veículos, segurança de autoridades (escoltas) e táticas para invadir locais de crime.

No treinamento em educação física os policiais aprendem técnicas de ataque, também aprendem informática com a utilização de equipamentos de última geração.

Após ter passado em todos os testes e adentrado a PF o treinamento de como trabalhar na Policia Federal termina com o candidato selecionado passando por diversos departamentos para os superiores verificarem onde ele mais se adapta.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Marcio Jordano

Deixe o seu comentário!