8 dicas para passar em concursos públicos

Não existe uma fórmula mágica para se passar em concursos públicos.

Geralmente a história de quem passou em concursos públicos é sempre a mesma.

Muito estudo, dedicação e força de vontade.

Nesse artigo reuni 8 dicas para concursos públicos que não garantem que você passará em concursos públicos, mas que irão lhe ajudar a se preparar melhor.

E isso pode fazer a diferença no momento de um desempate.

1. Leia o edital do concurso

Parece brincadeira, mas a grande maioria dos concursandos não lê, muito menos interpreta, o edital do concurso público que está participando. Leia o edital, procure entendê-lo. Isso pode lhe ajudar, principalmente se precisar solicitar a anulação de alguma questão da prova.

2. Aprenda fazer um planejamento

Planejamento é tudo! Planeje em que tipo de carreira você quer entrar. Definido isso pesquise quais os melhores concursos nessa área. Agora procure ler os editais anteriores desses concursos, o que é exigido. Separe as matérias em comum e dedique os primeiros esforços sobre elas. Leia as provas anteriores desses concursos, avalie seu conhecimento atual por elas e se dedique nos estudos.

3. Prepare-se com antecedência

Não espere os editais serem publicados para começar a estudar. Se quiser ser um funcionário público com um salário razoável é necessário começar a estudar meses, ou até anos, antes da prova. O problema é que os editais geralmente são publicados bem próximos a data das provas. Então comece a se preparar sem edital mesmo.

4. Seja dedicado nos estudos

Não importa se está fazendo um cursinho preparatório ou estudando em livros e apostila na sua casa. Você precisa se dedicar. O investimento em tempo e dinheiro agora poderá garantir seu emprego público. Defina um horário fixo para se dedicar aos estudos e seja exigente no cumprimento do mesmo.

5. Avalie seus limites

Fique atento a seus limites físicos e mentais. Quando se sentir cansado e perceber que não consegue mais absorver o conteúdo é o momento de descansar. Largue os livros e saia com os amigos, com a família. Procure se divertir e recarregar as baterias. Depois retome os estudos.

6. Durma bem antes de uma prova

Descanse bem na noite anterior a prova. Não é o momento de sair com os amigos, com a família. Durma cedo, esqueça os estudos! O que tinha que ser aprendido já o foi, agora não é o momento para estudos, relaxe e se prepare emocionalmente. Um detalhe importante, se residir numa cidade muito distante do local da prova o ideal seria dormir na casa de amigos que residam na cidade ou até mesmo em um hotel. É muito desgastante acordar cedo e viajar para prestar um concurso.

7. Recorra de questões duvidosas

Após fazer a prova e sair o gabarito oficial, veja se alguma questão que você errou está duvidosa, se cabe recurso baseado no que diz o Edital (lembra da dica Nº 1?). Tente anular essas questões. Procure base em cursinhos ou em sites da internet que dispõe de profissionais que fazem avaliações das questões dos grandes concursos. Uma questão pode fazer a diferença entre ser chamado ou não para a vaga pretendida.

8. Nem todos passam no concurso

Não passou? Não é o fim. Analise o que deu errado. Refaça seu planejamento baseado nessa avaliação. Seja mais exigente nos estudos e comece imediatamente a se preparar para o próximo concurso.

E você, tem alguma dica para deixar nos comentários? Qual o seu segredo para se preparar para um concurso público?

Add Comment