Agendar carteira de trabalho

Você sabe como agendar carteira de trabalho? Está procurando emprego? O ideal é que você já tenha em mãos sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O documento é necessário para quem deseja prestar algum tipo de serviço no regime CLT, independente da área ou função.

Agendar carteira de trabalho
Agendar carteira de trabalho

Não deixe para providenciar a 1ª ou 2ª via da sua CTPS apenas quando surgir uma oportunidade. É bom estar preparado, nunca se sabe quando surgirá aquela vaga que você quer muito. Facilitamos para quem não sabe por onde começar. Listamos e explicamos tudo o que você precisa saber para emitir sua Carteira de Trabalho.

Na hora de tirar a carteira de trabalho, sempre surgem dúvidas com relação aos documentos necessários. O serviço também é oferecido na unidade do Expresso Cidadão, localizada no Piso Térreo do Riomar Recife.

O Ministério do Trabalho e Emprego orienta que nenhum trabalhador deve pagar pelo documento, já que a oferta é gratuita. Além do registro profissional, a carteira de trabalho também é exigida para dar entrada na aposentadoria, seguro desemprego, saque do FGTS e Fies.

O que é a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho é um documento que contém todos os registros dos empregos do trabalhador. Além disso, ela é atualizada também com informações como pagamento do FGTS, férias, alterações de cargo, de salário e outros.

Agendar carteira de trabalho
Agendar carteira de trabalho

A CTPS é um dos únicos documentos que reproduz a vida funcional do trabalhador. Ela comprova o tempo de trabalho que garante direitos trabalhistas como o seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

Quem pode tirar Carteira de Trabalho?

Podem tirar a carteira de trabalho, pessoas a partir de 14 anos (menores de idade, devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis). Não é preciso fazer agendamento. O atendimento no Expresso Cidadão é por ordem de chegada. Para a primeira e segunda vias, são necessários os seguintes documentos originais.

  • Identidade (RG)
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovação do Estado Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento, com averbação, se divorciado).

Para a 2ª via, é preciso levar também a carteira de trabalho anterior e documento que conste o número e a série da carteira anterior (cópia da CTPS, extrato do PIS, alguns modelos de contracheque e Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho).

Em caso de perda, roubo, furto ou extravio, é necessário estar com o Boletim de Ocorrência.

Documentos adicionais: Carteira de Habilitação (CNH) e Título de Eleitor.
O Expresso Cidadão do RioMar funciona das 8h às 20h. Todos os serviços oferecidos no espaço são de responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco.

  • Indivíduos com 14 anos ou mais.
  • Brasileiros natos.
  • Brasileiros naturalizados.
  • Estrangeiros por meio da Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Se você não se enquadra nas opções acima então não poderá tirar a carteira de trabalho.

Como fazer um agendamento pela internet

Para fazer o agendamento pela internet, é preciso ir na aba “Agência do Trabalho” e clicar em “Serviços ao trabalhador”. Na página onde estão exibidos os serviços disponíveis, é só escolher “Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)”. Uma segunda página será aberta, onde serão informados os documentos necessários à emissão do documento e será solicitado o cadastro do CPF.

Agendar carteira de trabalho
Agendar carteira de trabalho

Depois, basta escolher uma data e um horário e imprimir o comprovante de agendamento. “Por enquanto, o serviço está disponível apenas para agência de Jaboatão Centro, em caráter experimental. Se tudo der certo, ainda este mês ampliaremos para as outras agências”, explicou o secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Jaboatão, Daniel Pessoa.

Também no site, os empresários têm uma opção para contratar profissionais. Basta informar o perfil das vagas e, segundo a Secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Jaboatão, em 24 horas será feito o levantamento dos currículos cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e enviado um relatório por e-mail. O contratante ainda pode solicitar equipe e espaço da prefeitura para realizar a seleção.

Agendar carteira de trabalho e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como Agendar carteira de trabalho e quer continuar aprendendo com nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como abrir uma franquia.

Add Comment