Alienação do Trabalho

Afinal, o que é alienação do trabalho? Ao pensarmos na condição do trabalhador, podemos realizá-la de acordo com os mais variados contextos históricos e econômicos vivenciados nas mais diferentes sociedades. Contudo, ao observarmos essa mesma condição no desenvolvimento da Era Industrial, percebemos algumas especificidades que revelam claramente mudanças nunca antes observadas ao longo do tempo.

Alienação do Trabalho
Alienação do Trabalho

De acordo com o pensamento socialista, os trabalhadores dessa época experimentaram um terrível processo de alienação sobre o valor do trabalho que eles mesmos desenvolviam. Sob tal aspecto, percebemos que, antes da Revolução Industrial, os trabalhadores exerciam suas funções de modo independente e atuavam nas mais variadas etapas que envolviam a produção de uma determinada riqueza.

Nesse tipo de situação, os trabalhadores tinham plena consciência de quanto tempo, conhecimento e recursos envolviam a fabricação de um bem ou uma riqueza. Ao dominarem todas as etapas do processo de fabricação, reconheciam e determinavam o valor a ser pago pelas várias funções que desempenhavam. Ainda hoje, podemos ver que alguns artesãos e prestadores de serviço desfrutam dessa capacidade de reconhecimento.

O que é alienação no trabalho?

Alienação é um mistério de ser ou não ser, parece aquela dúvida shakespeariana, ser e não ser no mesmo tempo e no mesmo lugar.O mesmo vocábulo pode significar a transferência de domínio de algum bem, de um titular para outro titular.O engraçado que para ocorrer a alienação de um bem se requer que o titular possua plena capacidade para dispor de seus bens.

Metaforicamente, o alienado é mesmo um vendido, um corrompido que perde a coerência, Os antigos quando se referiam à loucura utilizavam o termo alienação mental. O louco ou o alienado deixou de pertencer a si mesmo acreditava-se que o sujeito estava mesmo “tomado espíritos”às vezes pelo demônio.

Alguém que não sou eu me invadiu e me representa. Através da droga se experimenta a sensação de estranhamento, de estar “fora de si”. As drogas são profundamente alienantes e perfaz a estranha máfia de ser e não ser.

Quais as consequências da Alienação no Trabalho?

A alienação torna o trabalho estranhado, o trabalhador não se apropria do que é produzido. O indivíduo não se reconhece no trabalho, se desumaniza, o trabalho longe de ser sua realização enquanto indivíduo é sua escravidão. Alienação da nossa própria vontade, de nossos sentidos utilizados pelo capitalista.

Alienação do Trabalho
Alienação do Trabalho

No mundo das mercadorias, é o homem a principal mercadoria, é através da utilização da força de trabalho, do trabalho vivo no intercâmbio com as máquinas, trabalho morto, que se cria riqueza a mais-valia que é apropriada pelo burguês; a venda é quantificada pelo tempo, podendo o capitalista aumentar o ritmo da produção e extrair mais valia relativa, ou aumentar a jornada de trabalho e extrair mais valia absoluta.

A produção é coletiva e social, mas sua apropriação é individual; a riqueza produzida fica nas mãos dessa minoria de exploradores, o salário é apenas para manter-nos vivos, satisfazendo as necessidades mais básicas. Por isso que estamos submissos a vontade do capitalista porque ele controla os meios de produção, e sua vida é explorar para continuar existindo enquanto capitalista.

Alienação do Trabalho
Alienação do Trabalho

Utiliza de discursos de que temos todos o mesmo interesse, busca a integração dentro da hierarquia servindo a vontade da empresa, utiliza a conciliação com a burocracia do sindicato para evitar conflitos e manter a passividade da escravidão assalariada, e assim pagar o mais baixo salário possível.

Mundo falso e ideologias falsas?

Essa relação não se restringe à fábrica, o capitalismo está presente em tudo, cria um mundo falso de ideologias, um modo de vida individualista, traz a ideia de como você precisa ser, de como você tem que se comportar, o que você precisa para ser feliz, muito preso à ideia de consumir; numa relação de posse, você vale o que você tem, um rico tem muito valor para sociedade, mesmo sendo o mais mesquinho explorador.

Essa forma de enxergar o mundo é a ideologia dominante, com a qual é necessário romper e criar solidariedade entre os trabalhadores que se enfrentam diariamente com essa realidade.

Alienação do Trabalho e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco sobre Alienação do Trabalho e quer continuar aprendendo com diversas dicas sobre temas diversas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Trabalho noturno.

Add Comment