Como alugar um carro

Você sabe como alugar um carro? cada vez mais a prática de aluguel de veículos vem se tornando popular, afinal nada mais conveniente do que ter acesso a um veículo novo sempre que for necessário.

O problema é que muitas pessoas ainda não sabem como proceder para conseguir alugar o carro e pensando nisso decidimos ajudar, nesse artigo vamos falar um pouco sobre como alugar um carro, daremos das dicas que você precisa para conseguir alugar o seu agora mesmo.

Quais são os requisitos para alugar carros?

Como alugar um carro

Obrigatoriamente, para alugar um carro no Brasil, você vai precisar de:

  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • CPF;
  • Cartão de crédito.

Fora esses requisitos obrigatórios, muitas locadoras de carros exigem que o contratante tenha no mínimo 21 anos. Outra condição comum no aluguel de veículos é que o contratante tenha a carteira de motorista há pelo menos 2 anos – todos os requisitos variam de acordo com a empresa.

⚠ Sobre o cartão de crédito: há locadoras que aceitam cartão de terceiros, mas determinam regras específicas para isso.

Como são calculadas as diárias?

Como alugar um carro

Ao alugar um carro, o usuário vai pagar por diárias equivalentes ao período em que estiver com o carro, sendo que cada diária dura 24 horas – ou seja, ao retirar o carro às 10h, o mesmo deverá ser devolvido às 10h do dia agendado para a entrega.

O horário pode variar, mas não é recomendado, por exemplo, retirar ao meio dia e devolver às 14h do dia seguinte – nesses casos, as duas horas extras serão contabilizadas no valor total.

O preço do aluguel de carros inclui ainda as taxas de serviço da locadora e pode variar dependendo de alguns fatores como:

  • Tipo de quilometragem – se controlada ou livre, veja mais detalhes adiante;
  • Tipo de seguro – cada locadora oferece diferentes opções, você que decide qual é a melhor;
  • Opcionais – ar condicionado, GPS, rádio, DVD, cadeirinha para criança, motorista adicional… Esses são apenas alguns itens opcionais que interferem no preço final do aluguel de carros.
  • Vale ainda lembrar que no caso de aluguel para quem deseja ser motorista de aplicativo as locadoras normalmente fazem promoções que são vantajosas uma vez que o motorista vai ficar o mês todo com esse veículo.

Qual a diferença entre quilometragem livre e quilometragem controlada?

Na km livre, é possível andar à vontade com o veículo alugado, sem se preocupar em pagar por ter andado quilômetros extras ao combinado, já que este valor está incluso no valor total das diárias.

Como alugar um carro

Na km controlada, você vai pagar pelas diárias + um valor por cada km rodado. Geralmente, a quilometragem é limitada para contratos com mais de 20 dias ou no aluguel de carro mensal. E então, há uma franquia (4.500 km por exemplo) e caso você ultrapasse esse limite terá que pagar por km excedente (média de R$ 0,30).

Quais formas de pagamento aceitas?

A maioria das locadoras aceita apenas o cartão de crédito como forma de pagamento. No entanto, é possível encontrar empresas que exigem o cartão de crédito apenas para o bloqueio/caução, e aceitam cartão de débito e dinheiro para o pagamento.

É preciso devolver o veículo com o tanque cheio?

Não é uma obrigação. Porém, as locadoras entregam o carro com o tanque cheio e costumam cobrar de quem devolve o tanque vazio. Nesse caso, uma taxa pelo serviço é aplicada, assim como o preço para completar o tanque – o preço é tabelado e geralmente acima do que os postos de combustível cobram.

Qualquer um pode dirigir um carro alugado?

Não, apenas o titular da locação e pessoas indicadas por ele, durante a contratação do serviço, podem dirigir o carro.

Essas informações serão registradas no contrato de locação do veículo, e os documentos requeridos para os demais motoristas, caso houver, são os mesmos para a contratação do serviço: carteira de habilitação e cartão de crédito.

O que fazer no caso de multas?

Normalmente, a locadora é notificada e então repassa a aplicação da multa para o locatário. O pagamento é descontado diretamente no cartão de crédito do condutor. Do mesmo modo, os pontos são registrados em sua habilitação.

Contudo, uma taxa administrativa pode ser cobrada pela locadora de veículos. Fique atento em relação aos termos e condições estipulados no contrato.

Como alugar um carro e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais com nosso artigo e quer aprender ainda mais dicas diversas de assuntos variados, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como abrir uma franquia.

Comments (0)
Add Comment