Como fazer investimentos

Você sabe como fazer investimentos? O mercado financeiro fica cada vez mais interessante, quem deseja começar a investir sabe que esse é o momento certo para aproveitar as mudanças na economia e conseguir rentabilizar cada vez melhor.

Porém muita gente mesmo tendo o desejo de investir não tem o conhecimento necessário de como fazer investimentos, sendo assim essas pessoas acabam se contentando com a poupança e deixando o dinheiro perder valor.

Nesse artigo vamos falar sobre como fazer investimentos, daremos algumas dicas para você novo investidor conseguir ser bem sucedido desde o começo e criar para si mesmo uma carteira de investimentos que vai ser a base para o seu futuro.

Devo investir todo o meu dinheiro?

Como fazer investimentos

Essa é uma questão muito delicada, investir é uma ótima maneira de rentabilizar o seu dinheiro, mas investimentos tem riscos de modo que nunca é recomendado colocar todo o seu patrimônio em um investimento.

Para quem está começando essa é a regra mais importante, diversificar para se proteger, diferentes investimentos têm diferentes taxas de sucesso, naturalmente isso quer dizer que você precisa ficar atento em cada investimento.

O recomendado é que nenhum investimento tenha mais do que 20% do seu patrimônio, vale ainda lembrar que diferentes investimentos têm diferentes velocidades de retorno então você deve ficar muito atento sobre o quando você vai receber o seu dinheiro de volta, afinal não adianta deixar o dinheiro rentabilizando durante anos se você está precisando dele agora.

Por que não a poupança?

Como fazer investimentos

Entre as mais comuns formas de guardar dinheiro que os bancos oferecem existe a poupança, essa modalidade de conta é super popular mas na verdade não é exatamente um tipo de investimento uma vez que o rendimento é muito baixo e muitas vezes nem consegue vencer a inflação.

Nesse caso deixar o seu dinheiro na poupança é uma forma de perder valor, por isso não consideramos como sendo a melhor opção para guardar o seu dinheiro e sem dúvidas não é um investimento de forma alguma.

Nesse caso se você apenas deseja manter seu dinheiro guardado o tesouro direto seria uma opção muito mais aceitável, o rendimento chega a ser 10 vezes maior e com uma liquidez diária que permite parar o investimento a qualquer momento e receber o dinheiro de volta.

Passo a passo como fazer investimentos

Como fazer investimentos

Vamos então a um passo a passo que você pode usar para começar a fazer os seus investimentos de modo que você possa se sair bem a qualquer momento diminuindo os riscos e aumentando a rentabilidade:

  1. Separe um fundo de emergência, a melhor forma de garantir que o seu investimento vai estar seguro é ter certeza de que em caso de emergência você não vai precisar matar o investimento, para isso deixe separado algo em torno de 20% do seu salário mensal em uma poupança, transforme esse valor em um fundo para emergências.
  2. Procure uma corretora responsável, uma corretora vai ser importante para que você tenha acesso aos melhores investimentos do mercado, normalmente as corretoras te oferecem opções que os bancos não iriam oferecer e que vão fazer a diferença no rendimento final.
  3. Diversifique, existem diversos tipos de investimentos, alguns são mais ousados e como consequência tem maiores chances de rentabilizar, porém para garantir um crescimento seguro do seu patrimônio a melhor ideia é diversificar, assim você manter seu dinheiro crescendo com muito mais segurança.

Agora tudo o que você precisa fazer é seguir com estes 3 passos e pronto, você vai estar preparado para entrar de cabeça no mundo financeiro.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender com nossas dicas e quer começar a aprender ainda mais, não perca a oportunidade de ler também nosso artigo sobre: Como abrir uma conta poupança.

Comments (0)
Add Comment