Take a fresh look at your lifestyle.

Como abrir uma conta poupança

Como abrir uma conta poupança
0 28

Você sabe como abrir uma conta poupança? A conta poupança é uma das preferidas do Brasileiro, guardar dinheiro na poupança é uma forma de manter seu dinheiro seguro contra a inflação sem precisar correr os riscos de fazer um investimento de longo prazo.

Porém mesmo sendo algo que praticamente todos os Brasileiros querem ter e utilizar a poupança não é algo que muitas pessoas sabem como ter, por isso mesmo a pergunta de como abrir uma conta poupança é uma das que mais recebemos em nossos comentários.

Pensando nisso decidimos acabar com as dúvidas, nesse artigo vamos finalmente explicar como abrir uma conta poupança, daremos as dicas que você precisa para conseguir finalmente ter a conta que você sempre quis e começar a poupar rapidinho.

A poupança é um investimento ?

Como abrir uma conta poupança
Como abrir uma conta poupança

Embora a poupança seja super popular para manter o dinheiro seguro e vencer a inflação, não consideramos que a poupança seja um investimento, o que acontece é que a rentabilidade da poupança não foi realmente pensada para o crescimento continuado.

Imagine que ao colocar seu dinheiro na poupança o banco garante que você não vai perder o valor do dinheiro, assim a pequena taxa de juros serve para que o seu dinheiro mantenha de alguma forma seu poder de compra, porém esse valor não vai realmente aumentar.

Ou seja, se não existe uma rentabilidade real que possa ser explorada a curto, longo ou médio prazo então não podemos considerar que a poupança seja um investimento.

Devo ter poupança ou investir meu dinheiro?

Como abrir uma conta poupança
Como abrir uma conta poupança

A poupança e o investimento tem funções diferentes, o investimento de qualquer natureza tem como objetivo rentabilizar o seu dinheiro para que você possa ter um valor mais alto no futuro, investimentos tem riscos então caso não tenha cuidado o investimento errado pode virar um prejuízo.

Contudo a poupança tem uma função diferente, a ideia da poupança é manter seu dinheiro sempre equilibrado com a inflação, desta forma você não perde o seu poder de compra, o que não é uma rentabilidade mas não apresenta riscos de perda.

Nesse caso nossa sugestão é ter os dois, faça uma poupança para manter seu fundo de emergência sempre seguro e acessível, mas também tenha um investimento de verdade para que você possa construir o seu futuro.

Passo a passo Como abrir uma conta poupança

Como abrir uma conta poupança
Como abrir uma conta poupança

Agora vamos ao passo a passo para que você possa abrir sua conta poupança e começar a poupar dinheiro de agora para frente sem medo de perder o seu dinheiro ou o poder de compra.

  1. Escolha o banco que você vai utilizar, vários bancos diferentes oferecem a função de poupança, por isso cada um deles tem regras e rentabilidades diferentes, no Brasil a poupança da caixa é a mais popular mas você pode fazer uma pesquisa e escolher a que combina mais com suas necessidades e planos.
  2. Visite o banco escolhido, a conta poupança só pode ser aberta pessoalmente, então visite o banco que você escolheu e faça o processo de cadastro, assim você vai poder finalmente abrir uma conta poupança e começar a fazer depósitos.
  3. Faça depósitos mensais, a ideia da poupança é manter ela crescendo, então faça depósitos mensais para garantir que você consiga ter sua poupança sempre crescendo, naturalmente os pequenos juros vão se somando fazendo com que depois de um tempo sua poupança fique realmente bonita.

Lembre, depois de abrir sua poupança seguindo estes 3 passos você precisa fazer depósitos para que ela continue crescendo, evite sacar dinheiro da poupança sem necessidade.

Quero aprender mais!

Se você gosta de nossas dicas e quer aprender cada vez mais, não perca a chance de ler nosso artigo sobre: Como abrir conta poupança na caixa.