Take a fresh look at your lifestyle.

Como abrir uma franquia

Como abrir uma franquia
1 29

Você sabe como abrir uma franquia? quem deseja começar a empreender sabe quem nem sempre é fácil fazer isso, empreender exige conhecimentos, ideias, trabalho duro e muitas vezes você não está preparado para realmente fazer isso sem uma boa ideia.

Como abrir uma franquia
Como abrir uma franquia

Por isso o modelo de empreendimento em franquias se tornou super popular nos últimos tempos, a ideia de uma franquia é que você empreendedor possa conseguir empreender em um modelo de negócio que tem sucesso comprovado ao adotar um nome e um sistema que já funciona.

Nesse artigo vamos falar sobre como abrir uma franquia, vamos dar as dicas que você precisa para saber como escolher e como fazer com que sua franquia seja um sucesso em pouco tempo, então fique atento e vamos nessa.

Como funciona uma franquia?

As franquias funcionam de maneira diversa, basicamente cada franquia tem suas próprias regras de funcionamento interno de modo que não existe um padrão, porém existem alguns pontos de apoio comum que elas utilizam para que seja mais fácil ao empreendedor começar a atuar, são eles:

Como abrir uma franquia
Como abrir uma franquia
  • Modelo de treinamento: Uma boa franquia oferece um modelo de treinamento completo, assim seus novos funcionários vão aprender como atuar exatamente de acordo com o esperado pela franquia que você adotou, ou seja, eles vão te oferecer o material necessário e o treinamento para que seus funcionários atendam ao padrão da marca.
  • Reconhecimento de marca: Talvez esse seja o ponto base principal para que uma franquia possa fazer sucesso, o reconhecimento de marca é o que torna possível para o franqueado empreendedor começar seu negócio sem estar no zero, por exemplo, ao abrir uma franquia do Mcdonalds mesmo seu primeiro cliente já sabe que sabor e qualidade esperar do seu negócio.
  • Marketing conjunto: Outra vantagem pontual para uma boa franquia é o marketing, o franqueado não precisa criar um plano de marketing para si próprio uma vez que sendo uma franquia a marca vai ter um marketing muito mais completo atuando em tempo integral.
  • Regulamentação interna: Além de obedecer aos regulamentos e leis que regem uma empresa as franquias obedecem a uma regulamentação interna, ou seja, o franqueado deve obedecer às normas definidas em seu contrato para garantir que não vai prejudicar a marca, caso contrário corre o risco de perder o direito de manter sua franquia.

Estas são as características principais que toda franquia segue, contudo vamos lembrar mais uma vez que além destas características todas as franquias têm seus próprios sistemas e regras que devem ser observados.

Passo a passo como abrir uma franquia

Como abrir uma franquia
Como abrir uma franquia

Vamos então a um passo a passo completo que vai te ajudar no processo de como abrir uma franquia o mais rápido possível.

  1. Decida o seu nicho: existem diversos tipos de franquias, desde as mais famosas franquias que lidam com alimentos como o Mcdonald’s até as franquias de moda como a chilli beans, são centenas de opções no mercado então escolher o seu nicho vai ajudar a reduzir o número de opções e facilitar a sua decisão final.
  2. Escolha a franquia: depois de escolher o seu nicho análise as opções de franquias disponíveis no mercado para aquela opção em específico, você vai conseguir entender qual delas combina mais com o seu estilo.
  3. Entre em contato: entre em contato com a franquia que você deseja adquirir, algumas franquias tem regras sobre onde você pode abrir uma filial para manter uma distância mínima entre membros da mesma franquia e evitar concorrência interna, então se informe para saber se a escolha é possível na sua região.
  4. Preparação e papelada: depois que os detalhes estiverem confirmados vem a parte da preparação e da papelada, nessa fase você vai assinar os contratos, fazer o pagamento, tomar todas as decisões administrativas e passar pelo treinamento que às vezes inclui o treinamento de seus funcionários.

Pronto, você já pode começar a atuar com sua franquia e aproveitar ao máximo o seu investimento, lembre ainda que os primeiros meses exigem esforço então faça o seu melhor.

Como abrir uma franquia e muito mais!

Se você gostou das nossas dicas e quer aprender ainda mais sobre como se dar bem no mundo dos negócios ou como melhorar seu currículo e crescer profissionalmente, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Como aumentar limite nubank.