Como conseguir o primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego pode não ser uma tarefa muito fácil e simples. Principalmente para aqueles que ainda não tem praticamente nenhuma experiência para poder entrar no mercado de trabalho. É um desafio e tanto, mas com uma preparação adequada, podemos aumentar as nossas chances.

Como fazer para conseguir o primeiro emprego

Como conseguir o primeiro emprego

Para conseguir o primeiro emprego é importante se preparar desde o início e não mentir no currículo. De nada adianta listar experiências que você não tem. Elas podem ser questionadas e verificadas pelas empresas. Caso as informações não sejam verdadeiras, pode resultar em consequências não muito agradáveis.

Faça um currículo e uma carta de apresentação. Algumas empresas não pedem esta carta, mas é sempre bom ter preparado e não ser pego desprevenido. O currículo de um iniciante deve conter suas habilidades, experiências e educação. Quanto aos dados pessoais, apenas os exigidos pela empresa e os seus dados de contato como telefone celular e e-mail. Nada de informar número de identidade, CPF, carteira de trabalho. A não ser que seja solicitado.

Caso não tenha experiências de trabalho, procure incluir algum tipo de serviço voluntário que tenha feito, participação em atividades extracurriculares, desde que sejam relevantes para o cargo que está procurando.

Enquanto não consegue uma vaga, não deixe de continuar procurando qualificação. Invista em cursos presenciais ou online. Caso não tenha condições de arcar com os custos, existem muitas opções gratuitas. Uma qualificação pode se tornar o diferencial durante uma seleção de emprego. Desta forma, o candidato também não fica desatualizado.

Use a internet a seu favor

Muitas empresas ainda anunciam vagas em jornais ou nos próprios escritórios e estabelecimentos. Por isso é importante pesquisar bem nestes veículos e também ir pessoalmente até as empresas para entregar currículos e conseguir uma entrevista.

Uma excelente ferramenta para conseguir o primeiro emprego é utilizar a internet. Utilize-a para os cursos e também para procurar as vagas. Muitas empresas disponibilizam canais para o cadastro de currículos visando novos talentos, mesmo sem experiência. Também não deixe de realizar o seu cadastro em sites que oferecem vagas de emprego.

Desconfie de ofertas “milagrosas”

Se está em busca de conseguir o primeiro emprego, é normal a ansiedade estar a mil e por isso podemos falhar no nosso julgamento algumas vezes. Desconfie de empresas que solicitam pagamentos antecipados para garantir uma vaga, empresas que cobram por uniformes ou qualquer outro tipo de material. Geralmente isto trata-se de um golpe.

Em caso de dúvidas, entre em contato com serviço de atendimento da empresa, faça pesquisas sobre a mesma na internet. Ninguém precisa pagar nada para conseguir o primeiro emprego.

Deixe um comentário