Take a fresh look at your lifestyle.

Como fazer um plano de negócios

Como fazer um plano de negócios
0 3

Você sabe como fazer um plano de negócios? começar o seu próprio negócio é uma excelente forma de construir um patrimônio, ter mais liberdade financeira e conseguir de uma vez por todas ter a chance de alcançar os seus sonhos, contudo um negócio apenas é tão bom quanto o plano de negócios construído para ele.

Como fazer um plano de negócios
Como fazer um plano de negócios

Criar um plano de negócios permite que você empreendedor saiba onde está indo, tenha uma ideia de quais são os desafios a serem enfrentados e aprenda como conseguir guiar o seu negócio em direção a objetivos maiores, sendo assim podemos dizer que o plano de negócios é uma das mais importantes fases de preparação do seu negócio.

Nesse artigo vamos falar sobre como fazer um plano de negócios no estilo canvas, vamos dar algumas dicas que você pode usar para conseguir dar forma ao seu negócio e em pouco tempo você vai estar crescendo como nunca em direção aos seus maiores objetivos.

Como?

A primeira parte do seu plano de negócios deve ser o “como” nessa fase do seu planejamento vamos decidir como o seu negócio vai funcionar, podemos dizer que é nesse momento que você vai estar criando a base na qual seu negócio vai ser definido mais tarde.

No como você deve listar quais são os seus fornecedores, quem são suas parcerias comerciais mais importantes, quais são as necessidades físicas do seu negócio, o que você tem e o que você precisa para conseguir colocar o seu negócio em funcionamento ainda que não com a totalidade de suas funções nesse primeiro momento.

O como vai te preparar para os desafios que vão surgir ao longo de sua jornada então não se apresse nessa fase, pense com calma em todos os fatores que vão ajudar o seu “como” a estar exatamente preparado como você mais gostaria.

O que?

Agora vamos ao modelo do seu negócio, uma vez que o “como” foi respondido podemos pensar no “o que?” nessa fase você vai definir seus produtos, pensar em suas mercadorias e serviços, descobrir os custos de produção ou de execução, criar pacotes, definir métricas, realmente colocar a casa em ordem para que ao começar o seu negócio você possa se dedicar as suas metas sabendo exatamente onde ir e sem cometer os erros mais comuns.

Como fazer um plano de negócios
Como fazer um plano de negócios

Sem dúvidas entre os erros mais comuns temos o descuido com os custos, ao começar um novo negócio é comum que empreendedores de primeira viagem não prestem atenção real a todos os custos e mesmo vendendo todos os produtos ou conseguindo muitos clientes para prestar serviços eles acabam não tendo a chance de crescer.

Esse é o motivo pelo qual ao lidar com essa parte do seu plano de negócios é fundamental que você esteja atento, pesquise com calma, tenha certeza de cobrir todos os custos e realmente entender aquilo que você está se propondo a fazer para não acabar pagando mais caro do que o esperado mais tarde.

Para quem?

A terceira parte de como fazer um plano de negócios é a parte de estabelecer os seus clientes, começar um negócio achando que cada pessoa no mundo pode ser o seu cliente é um erro, você precisa saber exatamente quem é o seu público alvo, descobrir o seu nicho e entender quais são as formas através das quais você vai se conectar e se relacionar com o seu público.

Como fazer um plano de negócios
Como fazer um plano de negócios

Nesse momento vamos decidir quem é o público alvo, quais são as formas de abordagem usadas para se conectar com esse público, o empreendedor pode também criar os aspectos mais práticos como redes sociais, email e etc.

Entender o seu “para quem?” é importante pois mesmo dentro de um único nicho existem diversas camadas de segmentos, por exemplo, ao decidir atuar com produtos esportivos você pode optar por um público mais profissional, para um público amador que apenas quer conforto ou mesmo por um público que quer usar os itens em questão por moda ou coleção.

Quanto?

Por fim depois de somar todos os fatores listados acima você vai conseguir entender o preço real do seu produto ou do serviço que você quer oferecer, lembre, cobrar certo não é exploração, você deve saber o valor do seu esforço, do seu trabalho e do seu produto, isso significa que você não pode cobrar menos do que o preço certo e também não deveria cobrar mais.

Como fazer um plano de negócios e muito mais!

Se você gostou das nossas dicas sobre como fazer um plano de negócios e quer aprender ainda mais sobre investimentos, empreendedorismo e crescimento profissional, aproveite essa oportunidade para ler também nosso artigo sobre: Como ganhar dinheiro fácil e rápido na vida real.