Take a fresh look at your lifestyle.

Como funciona o tesouro direto

Como funciona o tesouro direto
0 4

Você sabe como funciona o tesouro direto? esse tipo de investimento em renda fixa vem se tornando cada vez mais popular, o motivo principal para isso é o baixo custo de entrada que atrai pequenos investidores e faz com que o tesouro seja a primeira escolha para quem está começando a entender o mercado financeiro.

Contudo isso nem sempre é fácil, embora o tesouro direto seja um tipo de investimento que realmente consegue atrair muita gente, ele não é tão simples quanto colocar o dinheiro na poupança ou tão intuitivo quanto a bolsa de valores e o mercado de ações, sendo assim muitas pessoas não entendem como ele realmente funciona e acabam fazendo investimentos sem saber exatamente o que esperar.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como funciona o tesouro direto, vamos fazer uma explicação mais simples e clara de modo que você possa realmente entender esse investimento e comece a utilizar ele no dia a dia de maneira mais eficiente para tornar sua carteira de investimentos cada vez melhor.

O que é o tesouro direto?

Como funciona o tesouro direto
Como funciona o tesouro direto

A primeira coisa que você precisa saber para entender como funciona o tesouro direto é realmente saber do que ele se trata, assim como na bolsa de valores a ideia principal do tesouro direto é que você compre papéis que representam uma parcela do valor agregado, a diferença é que nesse caso você não vai estar comprando ações de uma empresa.

O tesouro direto é uma forma de financiar diretamente o país, ou seja, ao investir em tesouro direto o investidor vai estar colocando seu dinheiro em algo como ações do país, basicamente ao investir no país você vai estar ajudando a incentivar o crescimento do mesmo e portanto o rendimento vai ser maior de acordo com o resultado do crescimento durante o período do investimento.

Ao comprar uma ação de uma empresa você se torna sócio dela, mesmo que com uma quantidade minoritária de ações, contudo o mesmo não acontece ao investir no país, você não se torna sócio do Brasil ao investir em tesouro direto contudo existe uma garantia de crescimento de valor no investimento, algo que o mercado de ações não têm como garantir.

O que é renda fixa?

Como funciona o tesouro direto
Como funciona o tesouro direto

Novamente utilizando o mercado de ações como exemplo, podemos ver que algumas ações ao serem compradas ganham bastante valor com o tempo enquanto que outras ações acabam perdendo valor, isso significa que você corre o risco de comprar ações em alta e acabar tendo prejuízo ao vender elas por um preço mais baixo.

Contudo o mesmo não acontece com o tesouro direto que usa um sistema de crescimento conhecido como renda fixa, enquanto que o mercado de ações usa o sistema de renda variável, mas qual é a diferença real entre estes dois sistemas?

A renda variável apresenta maiores oportunidades de crescimento, ao comprar ações de uma empresa o investidor tem a chance de ganhar muito dinheiro pois os valores podem subir muito rápido, contudo o valor também pode cair até o ponto em que a venda da ação causaria prejuízo, ou seja, o valor da renda final do investimento pode variar bastante.

Já com a renda fixa isso não acontece, investimentos em renda fixa como o tesouro direto tendem a ter uma rentabilidade menor, isso significa que a longo prazo você pode ganhar menos dinheiro investindo em tesouro direto do que no mercado de ações, porém a vantagem nesse caso fica por conta da segurança.

Ao investir em tesouro direto e portanto em renda fixa é possível garantir previamente uma rentabilidade constante, ou seja, não existe o risco do seu investimento perder valor, o que pode acontecer é apenas o crescimento maior ou menor deste investimento ao longo do tempo.

Quanto tempo dura o investimento em tesouro direto?

Como funciona o tesouro direto
Como funciona o tesouro direto

Investimentos com renda variável normalmente não tem limite de tempo para acabar, ao comprar uma ação de determinada empresa você se torna dono daquela ação por tempo indeterminado até que decida vender ela por conta própria, isso significa que você pode escolher o momento da venda e portanto ter algum controle sobre o seu rendimento máximo.

Contudo o mesmo não acontece com investimentos de renda fixa, uma vez que este tipo de investimento não costuma ter riscos de perder o valor eles vem com um prazo de vencimento, ou seja, seu investimento vai ser válido durante uma certa quantidade de tempo e vai se valorizar durante este tempo, em seguida ele vai acabar e o rendimento vai ser igual a soma do valor que você investimento mais os lucros.

O tesouro direto é especificamente uma forma de investimento em renda fixa que apresenta uma variedade de opções, isso quer dizer que você pode fazer investimentos em tesouro direto que vão ter uma duração curta, média ou de longo prazo, o investidor deve então escolher qual destes tipos de investimento tem maior atratividade para seus planos futuros.

Quem deseja rentabilizar o investimento por pouco tempo pode por exemplo escolher um título do tesouro direto com vencimento de um ano, tempo o suficiente para ajudar a quem sabe planejar aquela viagem de férias, ou mesmo juntar dinheiro para comprar algo.

Já para quem tem um sonho maior como construir uma casa ou comprar um carro existem os títulos de médio prazo com duração de 3 a 4 anos, esse tipo de título é perfeito para que você consiga manter seu dinheiro rentabilizando mais do que com a poupança.

Já para quem deseja fazer um pé de meia e construir patrimônio existem os investimentos de longo prazo que podem passar de 5 anos de duração, vale lembrar aqui que o investimento vai ter sua rentabilidade máxima atingida apenas no momento do vencimento então caso você decida sair antes vai perder parte do lucro e dependendo do título pode acabar tendo prejuízo.

Como investir em tesouro direto?

Como funciona o tesouro direto
Como funciona o tesouro direto

Finalmente vamos ao passo a passo detalhado para que você possa hoje mesmo começar a investir em tesouro direto de forma simples, então siga nosso passo a passo e você vai poder começar sua carteira de investimentos em breve.

  1. Escolha uma boa corretora, existem muitas boas corretoras no mercado como a nova futura que nós usamos, as corretoras têm como missão cuidar da parte burocrática do processo de investimentos bem como ajudar você a encontrar as melhores opções, para investimentos de tesouro direto a maior parte delas nem mesmo cobra taxa de manutenção então é bastante simples.
  2. Decida quanto vai investir, normalmente o tesouro direto é um investimento com baixo custo de entrada, é possível comprar títulos com valores baixos como R$ 30,00 reais então você vai ter uma variedade de opções para escolher e pode começar com basicamente qualquer valor de investimento, lembre de não investir mais do que 20% do seu orçamento e tenha certeza de ter um fundo de emergência preparado para que você não tenha que mutilar seu investimento caso algo inesperado aconteça.
  3. Escolha os seus títulos, sua corretora vai te ajudar nesse processo, normalmente corretoras tem várias boas opções de títulos disponíveis para você escolher, então basta seguir as recomendações e escolher aqueles que mais se encaixam nos seus planos.
  4. Deixe seu investimento rentabilizar, como falamos anteriormente o investimento em tesouro direto leva tempo para rentabilizar, então você precisa ter a paciência para deixar as coisas rolarem, só assim você vai conseguir aproveitar o máximo potencial do seu investimento.
  5. Continue investindo, a principal forma de fazer seu patrimônio crescer é investir cada vez mais, isso quer dizer que você deve continuar investimento mesmo que pequenos valores mensais, lembre que esses valores vão se somar com os juros e seu investimento vai ser cada vez maior e mais valioso.

Depois de colocar estes 5 passos em ação você sem dúvidas vai ter um investimento muito mais saudável para o seu bolso e para o seu futuro.

Como funciona o tesouro direto e muito mais!

Se você gostou de nosso artigo e quer aprender ainda mais sobre tesouro direto, investimentos, dicas para o currículo e muito mais, aproveite para ler também nosso artigo sobre:  Como ganhar dinheiro rápido e fácil.