Como trabalhar com Marketing Digital

Se você chegou até este post é porque deseja trabalhar com Marketing Digital. Esta é sem dúvida, uma das áreas mais promissoras da atualiadade e, ao contrário do quem muitos dizem, está longe de estar saturada. Muito pelo contrário, acredito que haja uma falta de bons profissionais, assim como já acontece na área de tecnologia.

O que acontece é que quando se procura por Marketing Digital, existem pessoas que se dizem “profissionais” prometendo um mundo que não existe. Prometem que o mundo do Marketing Digital é fácil, que não precisa trabalhar ou pior, em que questão de ssemanas você vai poder trabalhar na praia apenas algumas horas por dia.

E muitos caem nessa. E estes profissionais duvidosos acabam “queimando” quem trabalha de maneira séria nesta área. Mas calma, que o Marketing Digital tem lugar para todos. São as mais diversas oportunidades de atuação e com certeza uma delas vai se encaixar no seu perfil.

O que podemos prometer desde agora é que vai ser necessário muito trabalho, principalmente se deseja ter sucesso nesta área. Qualquer pessoa pode trabalhar com Marketing Digital, mas ele não é para qualquer pessoa.

Quais as formas de se trabalhar com Marketing Digital?

Como trabalhar com Marketing Digital

Conforme dissemos lá no início, são várias as oportunidades de atuação dentro desta área. O profissional pode trabalhar com produção de conteúdo, analista de mídias sociais, programas de afiliados, só para citar alguns exemplos.

Agora uma coisa comum e necessária, não importa a área onde você atue é: o profissional de marketing digital precisa sempre estar estudando, inovando e aprendendo novas coisas. Adaptação é a chave para quem deseja ter sucesso a longo prazo e constante. Só não dá certo na área quem fica estagnado.

Produção de Conteúdo

Todos nós produzimos conteúdo de alguma forma. Quando você tira uma foto de um local, por exemplo, está produzindo conteúdo. Apenas não está divulgando ou fazendo disso uma profissão. Mas talvez por isso muitos comecem a trabalhar com marketing digital justamente pela produção de conteúdo.

Um produtor de conteúdo cria inúmeros conteúdos para uma marca. Seja através de fotos, vídeos, textos. Caso resolva se dedicar a esta área, é sempre bom aprender a dominar textos, áudios, vídeos, gráficos. Quanto mais conhecimento tiver, melhor se sairá dentro da profissão, podendo ainda oferecer um leque muito maior de ofertas para seus futuros clientes.

Gerenciamento de Redes Sociais

Esta é outra área que precisa de profissionais qualificados e que realmente entendam o funcionamento das redes sociais. Não basta só saber postas, curtir e compartilhar. Tem que entender de métricas, planejamento e trazer engajamento para a marca com a qual trabalha.

Gestor de Tráfego

Nenhum negócio online se mantém sem tráfego. É visando a atração de tráfego que o gestor trabalha. É um profissional especializado em mídia paga, que planeja campanhas e estratégias para gerar leads e assim, trazer um tráfego qualificado para a empresa.

O gestor de tráfego também tem que estar preparado para elaborar relatórios e apresentar dados sobre as campanhas para a empresa que trabalha.

Especialista em SEO (Otimização para motores de busca)

O profissional de SEO é aquele especializado em otimizar o conteúdo do cliente para obter melhores posições nos mecanismos de busca, também conhecido como Google (mas também tem Bing, DuckDuckGo, etc). Quem pretende trabalhar nesta área deve estudar muito bem os critérios que podem afetar um site nos mecanismos de busca e também criar estratégias para que o conteúdo do seu cliente fique melhor posicionado.

Marketing de Afiliados

Esta é de longe uma das áreas mais populares do Marketing Digital. O profissional que decide trabalhar como afiliado, deve saber um pouquinho de cada área. É bom ter conhecimentos de SEO, produção de conteúdo, técnicas de vendas, tráfego pago, dentre outros. Apesar de parecer o ramo mais fácil, acredito que seja o que mais necessita de preparação.

Um afiliado é aquele profissional que divulga produtos, cursos ou serviços e ao realizar uma venda, recebe uma comissão por ela. Hoje é possível ser afiliado de uma série de produtos. Mas, como dissemos, não basta realizar a divulgação, existe toda uma estrutura que precusa ser montada caso deseje ter sucesso na área.

Profissional de Copywriting

O profissional de copywriting nada mais é do que um profissional de redação. Um redator publicitário é aquele profissional especializado em escrever textos persuasivos que devem resultar em vendas ou leads para o cliente. Esta é uma área em constante crescimento que precisa cada vez mais de profissionais qualificados.

Outras formas de trabalhar com Marketing Digital

Outras áreas em que você pode trabalhar com Marketing Digital são as seguintes:

  • Planejamento de Marketing
  • E-Commerce
  • Consultor de Marketing
  • Infoprodutor e Co-Produtor
  • YouTuber (Também pode se encaixar na categoria de Produtor de Conteúdo)

O que é preciso para trabalhar com Marketing Digital

Marketing Digital

Não importa a área do Marketing Digital que você escolha trabalhar, para todas elas você precisa:

  • Estar disposto a estudar sempre;
  • Ter a capacidade de se adaptar rápido a novas situações;
  • Ter pensamentos criativo e analítico;
  • Ter espírito de equipe;
  • Dominar os principais conceitos do Marketing Digital.

Agora é hora de colocar a mão na massa e ir em busca do seu sonho!

Invista em conhecimento. Faça cursos. Estude. Não se acomode. Aproveite também para fazer um bom currículo destacando suas habilidades (mas sem exagerar e mentir) e encaminhe para empresas com as quais deseja trabalhar. Manter um perfil no LinkedIn também pode ser uma boa pedida, pois muitas empresas ainda fazem seleção de candidatos por lá.

Enquanto a vaga não chega, não deixe de se atualizar e faça networking sempre que possível. Tente participar de eventos, conversar com outros profissionais da área e tente ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do Marketing Digital. Isso pode fazer total diferença no futuro.

Trabalhe com Marketing Digital montando um negócio online na internet

Um curso indicado para quem deseja montar um negócio online na internet é o Fórmula Negócio Online, que já possui mais de 100 mil alunos e ajudou todos eles a criar um negócio na internet. Não importa se você não tem nenhum conhecimento sobre o meio, é a grande chance de aprender DO ZERO a iniciar um projeto online que irá render frutos no futuro. Clique aqui para conhcer o Fórmula Negócio Online e assim “dar o start” no mundo do Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima