Como trabalhar no Detran

Na matéria de hoje trazemos informações para quem deseja saber como trabalhar no Detran. O Departamento Estadual de Trânsito está presente em todos os estados brasileiros e é responsável pela identificação civil, registro de motoristas, registro e licenciamento de veículos.

Quem procura trabalhar nestas instituições, está na maioria das vezes em busca de estabilidade. Sendo a principal forma de ingresso o concurso público, significa que uma vez aprovado e convocado, dificilmente perderá o cargo no futuro, salvo questões disciplinares ou de opção do próprio candidato.

  • Site do Detran Rio de Janeiro

O que é necessário para trabalhar no Detran

Se o seu objetivo profissional é trabalhar no Detran, saiba que será necessário se preparar muito. As vagas para os cargos são disponibilizadas por Concurso e a concorrência a cada ano que passa está cada vez maior.

Também existem vagas que são disponibilizadas através de empresas terceirizadas, mas é sempre bom lembrar que estas vagas não têm estabilidade e a rotatividade é bem grande.

Como trabalhar no Detran

Trabalhar no Detran via Concurso Público

Os interessados em conseguir uma vaga na instituição devem ficar atentos e pesquisar em sites especializados sobre a disponibilidade dos editais. Os concursos não são raros e o ideal é que o candidato já pesquise o conteúdo e estude através de provas que já foram realizadas. Afinal, um edital convocando um concurso pode sair a qualquer momento e o candidato precisa estar preparado.

Geralmente são oferecidas vagas tanto para nível médio quanto para nível superior. Alguns dos cargos oferecidos são: agente administrativo, analista de sistemas, assistente técnico, advogado, técnico em informática, agente de trânsito, dentre outros. O salário vai depender do tipo de função realizada.

As provas do Detran envolvem questões de conhecimentos gerais, língua portuguesa, matemática, questões do código de trânsito brasileiro e também de conteúdos específicos, dependendo da área para qual o candidato está prestando o concurso.

Veja também: Como trabalhar em Banco

Trabalhar no Detran através de empresas terceirizadas

Empresas que têm convênio com o Detran cuidam da contratação e gestão dos funcionários. Neste caso, o candidato deve procurar estas agências, porém, como informamos anteriormente, neste caso não haverá qualquer vínculo com o Detran e o contrato será temporário.

Portanto, se o seu desejo é trabalhar no Detran para construir uma carreira sólida e estável, o ideal é que se mantenha informado sobre os editais e tente uma vaga através dos Concursos Públicos. Uma vez aprovado e convocado, poderá ocupar um cargo fixo e com estabilidade, tendo assim, mais segurança na sua vida profissional.

Deixe uma comentário

Rolar para cima