Como trabalhar pela internet

Trabalhar pela internet se transformou no sonho de muita gente. Afinal, é o tipo de trabalho que pode ser aquele que traz a renda principal para a família ou então um excelente fonte de renda extra. É totalmente adaptável a realidade de cada um.

O trabalho remoto traz uma série de vantagens e também desvantagens. Não é um mar de rosa e não é para todos. Principalmente em temos de crise como tivemos há pouco tempo, se mostrou a melhor alternativa para muitas empresas, mas nem todos conseguiram desenvolver bons resultados.

Nesta postagem, tentaremos trazer algumas dicas do que você já pode fazer agora para trabalhar pela internet. Pois, apesar de difícil, não é impossível e qualquer pessoa com um computador (algumas vezes até celular) e um acesso à internet pode realizar.

Mas, antes de começar, é sempre bom dizer que este tipo de trabalho não é nenhum “mar de rosas”. O dinheiro não cai fácil e em alguns casos, trabalha-se muito mais do que se tivéssemos que bater ponto em um escritório, enfrentar trânsito e todo aquele estresse que sair de casa proporciona.

Trabalhar pela internet é para aqueles que:

  • Gostam de trabalhar de maneira remota;
  • Conseguem ser responsáveis para cumprir suas tarefas dentro do prazo, sem uma cobrança presencial;
  • São organizados o suficiente para manter uma rotina básica de trabalho;
  • Querem ter uma renda extra, sem “abandonar” o seu emprego tradicional;
  • Não enxergam problemas em trabalhar sozinhos por muitos dias seguidos;
  • Pretendem ser nômades digitais, ou seja, trabalhar de qualquer lugar do planeta.

Trabalhar pela internet NÃO é para aqueles que:

  • Sofrem com organização e gerenciamento de tarefas;
  • Não conseguem trabalhar sem uma cobrança presencial;
  • Não conseguem se concentrar foram de um ambiente tradicional de trabalho;
  • Não gostam de trabalhar sozinhos, isolados;
  • Acham que, por trabalhar pela internet, os ganhos serão altos e fáceis.

O que você pode fazer para trabalhar pela internet

Como trabalhar pela internet

É possível desenvolver inúmeras tarefas para se trabalhar de maneira online. Existe ainda a chance de usar a internet para divulgar um trabalho que você já faça. Separamos aqui algumas opções do que fazer para trabalhar pela internet:

Você pode criar um blog

Muitos dirão que os blogs estão mortos. Que ninguém mais quer saber de blogs. Muito pelo contrário. Blogs ainda tem uma força incrível quando bem trabalhados. Acredito que hoje esta seja a forma mais fácil para quem quer se aventurar no mundo online. Escolha um assunto do qual domina e que vá ajudar a resolver o problema de quem está do outro lado.

Blogs não trazem renda de imediato, mas são uma excelente ferramenta para formar a base de um negócio que você venha a desenvolver no futuro. Além de proporcionar o networking, ou seja, proporcionar contatos com outras pessoas que trabalham dentro do mesmo ramo.

Através de um blog, também é possível capturar contatos e montar uma lista de e-mails ou WhatsApp. Com estes dados, é possível manter contato com seus leitores e enviar conteúdos novos, oferecer produtos, etc.

Dar aulas particulares

É professor? Muitos alunos precisam de aulas particulares de reforço durante o ano. Por conta do distanciamento, muitos professores enxergaram na internet uma ferramenta para deixar o seu trabalho sem fronteiras. Se você é professor e precisa de uma renda extra, pode oferecer aulas particulares remotas, inclusive com um acompanhamento bem de perto dos seus alunos. Crie pacotes de serviços. Desta forma, é possível atender pessoas em qualquer lugar do mundo.

Trabalhos pela internet

Crie cursos online

Para quem não se identifica muito com a prática de dar aulas particulares, desenvolver cursos online pode ser uma excelente alternativa. Você grava apenas o curso uma única vez e depois sua única preocupação são as atualizações e o suporte aos alunos.

Ser um Personal Trainer

Profissionais de educação física também podem se beneficiar do fato de trabalhar pela internet. Por conta da crise sanitária, não faltaram pessoas que procuraram profissionais deste ramo para ter aulas remotas em casa. E deu certo pra muita gente! É um tipo de serviço que veio para ficar. Se você é profissional da área, pode estar perdendo dinheiro ao não oferecer um atendimento online.

Criar uma loja online

Esta dica vale para quem produz artesanato, algum produto diferente ou simplesmente compra produtos para revender. Quem não tem presença online nos dias atuais está perdendo dinheiro. Você pode criar uma loja virtual própria utilizando plataformas como Enjoei, Mercado Livre, OLX. Pode também criar uma loja própria ou ainda utilizar redes sociais como o Instagram para vender.

Trabalhar como afiliado de produtos

Afiliado é um profissional que promove os mais diversos produtos e quando realiza uma venda, recebe uma comissão. Esta é uma profissão que ainda engatinha no Brasil, mas no mundo todo existem pessoas fazendo verdadeiras fortunas como afiliado. É um trabalho fácil? Não. Mas quando bem executado pode trazer retorno à longo prazo e transformar a vida de pessoas.

Para iniciar no mercado de afiliados, cadastre-se em plataformas como a Lomadee, Hotmart, Monetizze, dentre outras.

Crie um canal no YouTube

A vida de criador de conteúdo do YouTube não é fácil. É preciso muita dedicação, trabalho e o resultado não aparece da noite para o dia. Mas a persistência e o estudo podem trazer resultados fantásticos. Pesquise sobre o assunto e não espere ter o equipamento perfeito para começar. Dê o start com o que você tem e vá melhorando no decorrer do caminho.

Criar um canal no YouTube para trabalhar online

Ser um assistente virtual

Pessoas extremamente organizadas podem se beneficiar nesta área. Assistente virtuale é como uma espécie de Secretária(o) virtual. É o profissional responsável por agendar compromissos, responder emails, atender ligações, resolver problemas de uma pessoal. Para desempenhar esta função, você precisa ser sim, extremamente organizado, mas tem a vantagem de não sair de casa para realizar sua função.

Trabalhar com produção de textos

Escreve bem? Tem muita gente que está sempre a procura de profissionais para escrever textos e posts para blogs. Você pode se cadastrar em sites de trabalho freelancer e oferecer seus serviços. A demanda é muito grande, mas para ter sucesso nesta área, é imprescindível escrever bem e dominar a língua em que escreve.

Administrar redes sociais

As redes sociais ganharam um espaço enorme no mercado publicitário. A cada dia que passa, mais profissionais que entendem da área são requisitados. Esta é uma área que só cresce e requer um conhecimento aprofundado. Aprenda sobre gerenciamento de redes, métricas e tudo relacionado ao assunto que muito provavelmente você não ficará sem conseguir oportunidades.

Revisão de textos

Realizar revisão de textos é outra área que sempre requer profissionais qualificados. E não é necessário sair de casa para trabalhar com revisão. A escrita sempre esteve em alta e sempre vai estar. Para quem tem olhos atentos e bom domínio da gramática a normas da língua portuguesa, pode ser uma oportunidade e tanto.

Transcrição de áudio e vídeo

Mais uma forma muito comum de trabahar pela internet. A acessibilidade se torna cada vez mais necessária e com isso, produtores sempre estão em busca de pessoas para fazer transcrições de vídeo e áudio para assim, atingir um público ainda maior.

Trabalho Online

Outras formas de trabalhar pela internet:

  • Designer gráfico;
  • Programador;
  • Especialista em Google Ads e Facebook Ads;
  • Construção de sites;
  • Narração e dublagem de vídeos;
  • Escrever livros ou e-books;
  • Trabalhar com edição de imagem, vídeo ou áudio;
  • Venda de fotografias.

Quer trabalhar pela internet? É possível começar agora mesmo!

Nesta postagem, mostramos várias formas de como trabalhar pela internet. O mundo online é gigante e tem espaço para todos que querem trabalhar com seriedade e persistência. Com certeza algumas das opções acima pode ser adaptada para sua realidade.

Uma dica valiosa é: comece com o que você tem. Sabe aquele ditado? Feito é melhor que perfeito? Pois é. Não fique esperando ter o melhor equipamento, a melhor localização. Se for trabalhar com vídeos, por exemplo, não há problema algum em começar com seu celular ou uma outra câmera que já tenha. Depois, conforme for aparecendo algum lucro, use o valor para investir na melhoria dos seus serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima