As Dificuldades dos Jovens de Ingressarem no Mercado de Trabalho

Como demonstrar competência sem ter experiência profissional? E como saber se uma vaga, entre tantas, é perfeita para você? Você sabe quais são seus pontos fortes no trabalho? Essas são algumas das principais dificuldades dos jovens no mercado de trabalho.

As Dificuldades dos Jovens de Ingressarem no Mercado de Trabalho
As Dificuldades dos Jovens de Ingressarem no Mercado de Trabalho

Quem afirma é a especialista no assunto Luana de Paula, diretora de desenvolvimento de novos negócios no Grupo Cia de Talentos. Quer saber como lidar com tudo isso da melhor forma? Confira suas recomendações e coragem.

As relações de trabalho na sociedade não são um tema atual de estudo, visto que Karl Marx e outros sociólogos estudavam desde os trabalhadores até os meios de produção.

Porém, estudar sobre os índices de desemprego na atual conjuntura brasileira é importante para perceber que os jovens são os mais afetados por esse fator e tentar propôr medidas para resolver esse impasse.

A princípio, pode-se ressaltar que o ensino superior vem se tornando cada vez mais essencial para garantir melhores oportunidades futuras. A problemática do desemprego na juventude relaciona-se com esse fato quando jovens não conseguem emprego justamente por fazerem faculdade. Muitas vezes, os horários de aulas e do expediente não se encaixam; além do fato de que muitos patrões não escolhem universitários por pensarem que o desempenho no serviço seria inferior ao desempenho de alguém que não estuda.

Qual o maior problema na hora de um jovem arrumar emprego?

O problema começa com a nossa educação primaria que é precária e deficitária em vários aspectos. E isso acaba atrasando os jovens quando os mesmos entram na universidade que também faz pouca contribuição para o aprendizado do acadêmico e quando falo isso não é porque os professores ensinam mal, é que ao invés de ensinarem os alunos a pensarem eles ensinam a obedecer.

As Dificuldades dos Jovens de Ingressarem no Mercado de Trabalho
As Dificuldades dos Jovens de Ingressarem no Mercado de Trabalho

Os mesmos métodos dos anos 80 ainda são ensinados hoje essa maneira de ensinar deveria ser revista, o acadêmico entra sabendo pouco e sai da universidade apenas com o diploma sem a convicção de que aprenderam algo relevante em sua trajetória acadêmica ao saírem em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho as dificuldades são ainda maiores.

O que o jovem pode esperar em uma entrevista de emprego?

Ao participarem de uma entrevista de seleção para um cargo a primeira pergunta é: você já tem experiência na área? Ai já vem a primeira decepção, ele acaba perdendo a vaga para outra pessoa que já trabalhou na área.

Outro problema para os jovens é que as empresas não querem treina-los e prepara-los para os cargos oferecidos elas preferem pessoas que já trabalharam no cargo mesmo com uma escolaridade inferior assim elas podem “explorar” esse colaborador, pois o mesmo não tem muita instrução acadêmica.

Outro agravante é o distanciamento das universidades e das empresas, que ainda é um empecilho gritante no Brasil. E quando são questionadas sobre a questão dos jovens no mercado de trabalho, as empresas culpam as universidades que não ensinam, as universidades culpam os alunos que não são interessados, os alunos culpam o governo que não deu uma base escolar adequada e o governo culpa as empresas que não querem treinar esses profissionais em potencial. E ninguém faz nada pra mudar esse cenário.

4 principais dificuldades dos jovens no mercado de trabalho

As Dificuldades dos Jovens de Ingressarem no Mercado de Trabalho
As Dificuldades dos Jovens de Ingressarem no Mercado de Trabalho

Para conseguir um emprego, muitos jovens utilizam a internet e conferem os classificados dos jornais. Desde o início do ano até agora, muitos dim ter cadastrado 90 currículos para funções como auxiliar administrativa, recepcionista e secretária. “Ninguém dá oportunidade, nenhuma empresa. É muito difícil arrumar um emprego. Existe muita vaga, mas a gente não consegue”.

  • Apresentar suas competências comportamentais (mesmo sem ter experiência profissional);
  • Encontrar empresas que deem match com seu propósito (seleção por valores, já ouviu falar?);
  • Lidar com a ansiedade (infelizmente nem todas as respostas são imediatas);
  • Conhecer seus pontos fortes e fracos (quem é você, afinal?).

Agora você já sabe exatamente quais são as maiores dificuldades.

As Dificuldades dos Jovens de Ingressarem no Mercado de Trabalho e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre as dificuldades dos Jovens de Ingressarem no Mercado de Trabalho e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Acidente de trabalho.

Add Comment