O que é trainee? Saiba tudo sobre o programa aqui!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é trainee. Geralmente é muito confundido com o programa de estágios, por suas grandes semelhanças. Trainee é um tipo de vaga nas empresas voltadas para os recém-formados. Se trata de um tipo de treinamento para suas profissões.

É comum observar as pessoas utilizarem as palavras trainee e estágio como se fossem a mesma coisa. No entanto, além da prática, há também as diferenças na lei. Embora os dois tenham muito em comum, é importante você saber comparar. Isso porque não irá criar problemas referente as leis trabalhistas.

você sabe o que é trainee?

O que é trainee e o que é estágio? Conheça as principais diferenças práticas

A grande semelhança entre o que é trainee e estágio está na prática. Os dois tipos de programa oferecem treinamento profissional. Eles têm como objetivo proporcionar conhecimento prático sobre o que o aluno aprendeu na faculdade. Por isso, é importante que estejam voltadas para o campo de atuação.

O que é estágio?

A principal característica sobre o que é um estágio é que o aluno deve ser supervisionado o tempo todo. Ele não deve substituir um outro funcionário e sim auxiliar nas atividades. A lei afirma quantos estagiários uma empresa pode ter. Isso porque é preciso que a atenção esteja voltada para ele. Um número acima faz com que a supervisão não seja feita de maneira correta.

Há empresas que passam atividades para os estagiários que seriam feitos por um técnico. O que está errado. Por isso, é importante conferir as leis trabalhistas para os estágios. As atividades realizadas pelo estagiário devem estar diretamente ligadas com a sua profissão. A ideia é de colocar em prática o que aprende em teoria na graduação.

Mesmo ao fazer parte do quadro de funcionários, não garante a contratação ao finalizar a graduação. Há empresas que contratam e outras não. No entanto, mesmo após o final do contrato, ter uma experiência prática e duradoura é importante. Muitas empresas valorizam os estágios no currículo.

O que é trainee?

Assim como o estágio, para você saber o que é trainee, é preciso ter em mente que se trata de um treinamento. A diferença para o outro programa, é que este é um estágio para uma posição efetiva na empresa. Isso quer dizer que, os alunos recém-formados passam por um programa de trainee para aprenderem as suas funções.

Outra grande diferença com os estágios, é que o trainee já é considerado funcionário. Assim que o seu treinamento finaliza, o funcionário costuma passar para uma vaga júnior. Geralmente o programa tem duração mínima de seis meses e máxima de um ano. Dessa maneira, o profissional será ainda mais qualificado para a vaga em questão.

A partir do momento em que ele vai recebendo mais experiência, pode ir subindo de cargo também. O trainee costuma ter um salário mais baixo, mas vale a pena. Isso porque a efetivação já é praticamente garantida desde o primeiro dia de trabalho. E mesmo que não seja contratado ao fim do programa, no seu currículo valerá bastante.

o que é trainee

Diferenças educacionais entre os programas de trainee e estágio

As duas posições dentro da empresa são baixas, visto que tanto o estagiário quanto o trainee estão ali para aprender. Como dito anteriormente, a diferença está no nível de estudo de cada um. O trainee está em um programa de treinamento que acontece após a graduação. Já o estagiário está em um programa que acontece durante os estudos.

O estágio ajuda o estudante a colocar em prática aquilo que ele está aprendendo na faculdade. Por ele não ser um funcionário, é permitido tirar dúvidas e cometer erros. Afinal, ele está sob supervisão de um profissional formado e qualificado. Além disso, serve também para o aluno saber qual campo profissional deseja seguir. É o primeiro contato com o mercado de trabalho.

O trainee, geralmente já entra em treinamento para subir de cargo ao fim do programa. O treinamento acontece com aqueles que fizeram a sua graduação recentemente. Ele já pode ser considerado um funcionário como qualquer outro, com os mesmos direitos e deveres. A diferença é apenas por ter um nível de experiência prática mais baixo do que os outros.

Deixe o seu Comentários