Trabalho noturno

Quer arranjar um trabalho noturno? Para algumas pessoas ter um trabalho comum do dia a dia, pode ser algo menos conveniente, e que não se encaixam muito bem nos horários e em uma ideia mais confortável de trabalho, às vezes pelo fato de que a pessoa em si tem coisas importantes de sua rotina que tem que ser feitas durante o dia, às vezes somente por você que se sente mais ativo e confortável a trabalhar durante a noite.

Trabalho noturno
Trabalhando a noite

Nos dias de hoje o trabalho noturno é muito mais fácil e viável de se conseguir, temos algumas dicas de como conseguir um trabalho noturno, qual trabalho noturno pode ser mais compatível para você e com as habilidades no mercado de trabalho que você já tem, essas coisas vão ser importantes na sua escolha de trabalho noturno, e é nisso que vamos te ajudar.

Regras do trabalho noturno

É bom que seja dito que as regras do trabalho noturno sejam um pouco diferentes dos trabalho normais do dia a dia, por isso é importante que você esteja inteirado sobre elas para que a sua jornado do trabalho noturno não acabe sendo mal dirigida em relação a legislação, ou que você não acabe entrando às cegas em um novo tipo de jornada de trabalho.

O que é um trabalho noturno?

Ter um trabalho noturno é algo comum na indústria, isso se dá principalmente em áreas em que não se podem interromper suas atividades durante a noite como na área de saúde, de transporte público de hospedagem e algumas lojas de mercearia.

Trabalho noturno
Trabalhando a noite

No artigo 73 da CLT, diz que a jornada de trabalho em horário noturno é aquela realizada das 22h da noite de um dia, até as 5h da manhã do outro dia, em áreas urbanas. Enquanto que para os trabalhadores rurais a legislação determina que o trabalho considerado noturno se dá entre 21h e 5h em lavouras e entre 20h e 4h na atividade pecuária, para esses casos, a legislação estabeleceu esses horários para que não houvesse uma expansão desregrada e em excesso para os trabalhadores rurais, que muitas vezes já foram deixados as graças de responsáveis “exigentes demais”.

O trabalho noturno recebeu essas especificações também por se ter noção que o simples fato de trabalhar a noite, seja mais desgastante do que um trabalho diurno.

Remuneração do trabalho noturno

Caso você já tenha se perguntado se a remuneração do trabalho noturno é diferente dos trabalhos normais do dia a dia, a resposta é que sim, sua remuneração será diferente, e em especificidades diferentes, segue abaixo algumas dessas especificidades de remuneração que você pode estar sujeito:

O que é hora ficta?

Para a CLT(Consolidação das Leis do Trabalho) os horários de trabalho noturno devem ter uma uma remuneração diferente dos trabalhos do dia a dia, justamente por seu horario poder trazer um impacto bem maior em seus funcionários, que é a hora ficta.

A hora ficta, ou hora noturna, se consiste em ter a contagem de “horas trabalhadas” em 52 minutos e meio, diferente das horas de trabalho durante o dia, que são de 60 minutos como já se sabe, ou seja, trabalhando durante a noite, você recebe em 52 minutos e meio, o que normalmente você receberia durante os 60 minutos inteiros da jornada de trabalho diurna.

Resumindo, caso você trabalhe durante 7h durante o trabalho noturno, você recebe o mesmo que receberia trabalhando durante 8h em um trabalho no dia a dia.

Adicional do trabalho noturno

Um dos melhores motivos para que você entre no trabalho noturno, é um adicional que o trabalho noturno pode lhe proporcionar, esse adicional para o trabalho noturno é de pelo menos 20% em relação ao salário do trabalho diurno, e esse valor também pode ser aumentado por meio de um acordo.

Trabalho noturno
Trabalho noturno

O adicional deve ser separado de outros benefícios, sendo assim, discriminado da folha de pagamento dos funcionários, então é importante que o setor de Departamento Social saiba calcular o adicional noturno de acordo com todas as suas particularidades.

Hora extra no trabalho noturno

Para você que trabalha durante o dia, e pretende fazer hora extra, se essa hora extra entrar nos parâmetros de trabalho noturno, não só você deve receber o amais da hora extra, como também você receberá o adicional noturno que falamos acima.

O que quer dizer que qualquer funcionário que estiver fazendo hora extra entre as 22h e as 5h deve receber acréscimo de 50% ou mais do que a hora normal de trabalho e o adicional noturno, do mesmo jeito que as horas extras trabalhadas durante a noite, serão contadas a cada 52 minutos e meio, como deve ser para um trabalho noturno oficial.

Para os que já tem o trabalho noturno e querem estender sua jornada de trabalho para fazer a hora extra, as horas extras também vão ter o benefício de ter o adicional noturno que já explicamos como funciona antes.

Melhores trabalhos noturnos

Agora que você já sabe dos benefícios de ter um trabalho noturno, também sabe como vai ser baseada sua renda de trabalho, e algumas peculiaridades específicas de um trabalho noturno, você já tem tudo o que precisa para escolher a área de trabalho que mais lhe agrada e se encaixa com o que você pode fazer, então fizemos uma lista de alguns trabalhos que podem lhe interessar.

Uber eats

Para alguém mais jovem, com tempo e uma disposição maior que grande parte das outras pessoas, trabalhar como Uber eats tem sido uma ótima escolha, esse trabalho além de lhe render todos os benefícios de um trabalho noturno, tem um horário mais flexível que outros tipos de profissão em geral, e os requisitos para ser contratado também são tão flexíveis quanto seus horários, já que é claro, se você já tiver um meio de se locomover e fazer as entregas é uma mão na roda, mas que dependendo da situação não será necessariamente obrigatório.

Motorista autônomo

Caso você já tenha um carro, e queira entrar em uma agência de motoristas autônomos como Uber ou 99 POP, essa área tem sido bastante requisitado nos dias de hoje, e pode também ser uma das áreas mais confortáveis para você que gosta de da umas voltas com seu carro, essas agências de motoristas autônomos tem pago muito bem, e se dentro da legislação, seus lucros vão ser bem altos dependendo do seu trabalho.

Frentista

Acredito que todos já passamos pela situação de estar voltando de algum lugar tarde da noite, e nos deparamos com algum posto de gasolina aberto, os frentistas de todos na lista devem ter trabalho mais tranquilo durante a noite, já que mesmo que em algumas áreas do mundo o movimento durante a noite continue sendo alta, na maior parte dos lugares e ocasiões as pessoas passeando durante a noite vão ser um número muito menor em comparação ao número de pessoas que estão ativas durante o dia, e você vai estar quase sempre com uma equipe que exerce a mesma função que você e lhe fazer companhia durante os momentos de ócio.

Trabalho noturno e muito mais!

Agradecemos por ter nos acompanhado até aqui, se você gostou de saber sobre como é o Trabalho noturno, e quer saber um pouco mais sobre alguns assuntos diversos, não perca essa oportunidade para ver também nosso outro artigo sobre: Como alugar um carro.

Add Comment