As vantagens de fazer um estágio supervisionado

O estágio supervisionado se trata do momento da graduação em que você ganha experiência profissional. Pode ser considerado o momento mais importante de toda a sua carreira. Isso porque é dali que você conseguirá ingressar na sua área, mesmo que a remuneração seja menor.

Aqui você irá conhecer todas as vantagens de fazer um estágio supervisionado. Confira:

As vantagens de fazer um estágio supervisionado

O estágio supervisionado como preparação profissional

Como dito anteriormente, o estágio supervisionado tem o objetivo de ajudar o estudante a colocar em prática os seus conhecimentos. A graduação somente passa os conteúdos teóricos. Por isso, ingressar em um programa de estágio é extremamente importante.

Enquanto profissionais consolidados repassam o conhecimento, o estudante estará mais preparado para sua própria atuação, no futuro. Por meio do estágio supervisionado, é possível que os alunos se sintam mais motivados. A teoria nem sempre é tão atrativa quanto a prática.

O estágio supervisionado cria maior entendimento e assimilação do conteúdo passado em aula. Além disso, ele proporciona a entrada adiantada no mercado de trabalho. Isso quer dizer que mesmo sem o diploma em mãos, o estudante pode começar a exercer sua profissão. Por isso, quando formar, já estará preparado para atuar sem supervisão alguma.

É possível perceber que o estágio supervisionado também tem o objetivo de diminuir a transição. O aluno não deixa de ser aluno apenas quando forma, ele vai se transformando em um profissional aos poucos. Ou seja, diminui o choque de passar de uma situação para a outra repentinamente.

Como agir diante de um estágio supervisionado?

Antes mesmo de conseguir uma vaga de estágio o estudante deve ter uma postura comprometida. Isso quer dizer que não deve agir apenas como um estudante. Deve se colocar diante das situações como um profissional da sua área e ter iniciativa.

O estagiário deve estar disposto a ser ágil, além de conseguir contribuir com toda a sua equipe de trabalho. Por ser um estágio supervisionado, também deve estar ciente de que deverá seguir aquilo que o seu supervisor diz. Mas, é claro, também, deve estar atento e dar ideias para melhorar o trabalho.

O estagiário está se comprometendo a trazer resultados para a empresa. E, assim como ele, o supervisor deve estar disposto a acompanha-lo em suas atividades. O supervisor deverá passar as normas e a filosofia da empresa, além de conhecimentos específicos da profissão. Dessa maneira, através do estágio supervisionado, o aluno se sentirá mais incluído.

estágio supervisionado

Quais os maiores desafios ao fazer parte de um estágio supervisionado?

A maior dificuldade daqueles que estão começando em um estágio se trata da observação. É preciso ter um olhar apurado para conseguir assimilar os conhecimentos que são passados. Isso é extremamente importante pelo fato de que estimular a capacidade crítica. Além de tornar os estudantes mais criativos para resoluções de problemas.

Por mais que as experiências podem parecer simples, os estudantes devem tirar o máximo que puder delas. Através dos diversos segmentos de estágio, o estudante poderá decidir qual o futuro profissional que irá seguir. Encontrará quais são suas facilidades e dificuldades. E por meio delas, verá onde se sentirá melhor.

Ao encontrar também as suas maiores dificuldades, o estudante tem a opção de se profissionalizar mais. Através da captação das deficiências, pode investir em novos cursos. Especializações a mais no currículo e mais experiência prática, pode garantir vagas vantajosas no mercado de trabalho. Os estágios, por mais cansativos que sejam, podem render sempre bons resultados.

É obrigatório que empresas com vários funcionários tenham estagiários. Dessa maneira, sempre há oportunidade para estudantes começarem a trabalhar. Basta você ficar atento nas divulgações de vagas e se inscrever. Geralmente os processos seletivos são bem demorados, principalmente pela quantidade de candidatos.

Os recrutadores costumam procurar estagiários que sejam flexíveis. Ou seja, querem pessoas que consigam se adaptar na cultura da empresa. Além disso, procuram por pessoas ágeis e com conhecimento teórico consolidado. Algumas empresas, inclusive, costumam exigir dar uma olhada no seu histórico de notas. Então, procure manter uma boa média na graduação.

Outro desafio é começar a montar um networking. Criar contatos profissionais nem sempre é fácil. Mas pode se tornar uma porta aberta no futuro. Use o estágio para investir mais em conhecer novas pessoas.

Deixe o seu Comentários